Lançamentos TM EDITORA *O JOVEM E A UNIVERSIDADE EM ANGOLA* Autor: Pedro Félix Chioia
Este livro oferece aos leitores a
oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por Pedro Félix Chioia em sua
dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Brasil.
O convênio celebrado entre o Ministério dos Petróleos da República de Angola e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais possibilitou a inclusão de estudantes angolanos em seus cursos de pós-graduação. Coube-me, em 2011, receber Pedro para a orientação de seus estudos no nível do mestrado em Psicologia.
Na qualidade de sua ex-orientadora aceitei com prazer o convite para redigir o prefácio deste livro. Pedro buscou em sua pesquisa compreender a trajetória dos jovens angolanos oriundos do interior do país e que ingressaram no curso de Psicologia na Universidade Agostinho Neto, em Luanda. A implicação de Pedro com o seu tema de pesquisa pode ser localizada em sua própria história de vida. O agravamento da guerra civil em sua província de origem o obrigou a interromper os seus estudos e motivou sua transferência para Luanda, em 1999, onde pode concluir o ensino médio, e posteriormente, em 2005 ingressar na Universidade Agostinho Neto no curso de Graduação em Pedagogia-Gestão e Inspeção da Educação.
Pedro viveu durante o seu curso universitário a difícil situação de migrante sem contar com um efetivo apoio institucional que oferecesse amparo material e psicossocial. Os estudantes universitários entrevistados por ele, em 2011, relataram dificuldades semelhantes àquelas que ele próprio viveu. O quotidiano destes jovens universitários angolanos na capital do país é marcado por dificuldades emocionais causadas pela separação de suas famílias, de seus amigos, de seu contexto cultural próprio, além de dificuldades econômicas para arcar com os custos de deslocamento até a universidade, de moradia e de alimentação. Alguns enfrentam longas jornadas buscando conciliar o trabalho remunerado com o estudo. Se o presente destes estudantes é difícil o futuro lhes parece nebuloso, pois são poucas as perspectivas de emprego após a conclusão do curso universitário. Pedro alerta para a necessidade de implantação de um Programa de apoio Psicossocial para os jovens angolanos que migram para estudar nas universidades da capital.
Os jovens entrevistados durante a pesquisa constituem-se na primeira geração de suas famílias, que ascendeu à universidade. Eles relataram seus sonhos de autonomia e de realização pessoal e profissional pela via da educação, sonhos estes compartilhados e apoiados por suas famílias.
A análise destes relatos nos permite refletir sobre a necessária articulação entre a história singular dos jovens entrevistados e a história de Angola e, particularmente a história da educação superior em Angola. A universidade angolana expandiu-se nos recentes tempos de paz e significa parte de um projeto coletivo de afirmação de um país que se pretende livre e soberano. Neste sentido, a universidade enquanto agência de produção de conhecimento deve estar comprometida com a construção de uma sociedade justa e democrática.
O trabalho de Pedro nos mostra o quanto é importante que a universidade conheça a realidade singular de seus alunos e que exerça a função mediadora, essencial ao processo educativo, em prol da transformação desta mesma realidade.
A situação dos jovens na universidade angolana ainda tem sido pouco estudada, como se verificou na pesquisa bibliográfica realizada e neste sentido a dissertação de Pedro traz uma contribuição significativa para que outros pesquisadores possam tomá-la como ponto de partida e aprofundar as suas conclusões.
Maria Ignez Costa Moreira
BREVEMENTE!
Comentários
Postar um comentário